8 de jul. de 2009

Congresso da UNE começa na próxima semana na UnB


Com a realização do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), a UnB vai receber nomes de peso da política e das artes no Brasil. Serão realizadas cerca de 30 mesas de debates, que trarão nove ministros de Estado, entre eles Dilma Roussef. As discussões vão acontecer nas salas do Minhocão, de manhã e à tarde, em um único dia, na sexta-feira 17 de julho.
No debate sobre “Projeto de desenvolvimento nacional e crise mundial”, estarão presentes a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e mais dois ex-candidatos à Presidência da República: Ciro Gomes e Heloísa Helena. Já a mesa “América Latina e integração sul-sul” será composta pelo chanceler Celso Amorim e os embaixadores da Bolívia, Equador, Venezuela e Cuba. Os ministros da Justiça, Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Esportes e Direitos Humanos também vão comparecer ao congresso.
Durante o encontro, a democratização dos meios de comunicação também será tema de debates. A mesa redonda que discutirá o assunto contará com a presença dos jornalistas Mino Carta e Rodrigo Viana. Para falar de cultura, foram convidados o ministro Juca Ferreira, o cineasta Eduardo Coutinho e os atores Paulo Betti e José de Abreu. Os professores Paul Singer e Márcio Pochmann falarão sobre juventude e trabalho.
“Procuramos temas e convidados que estão próximos à UNE e ao movimento estudantil, e buscam lutas justas para ampliar e desenvolver a educação superior", justifica Angélica Dias responsável, junto com Cássia Gomes, pela programação do congresso. "Queremos debater e criar uma construção coletiva para os assuntos que estão no programa”, explica.
O Congresso da UNE (Conune) é o fórum máximo de debates e deliberações do movimento estudantil, e se consolidou como a maior e mais representativa atividade política da juventude brasileira organizada. A abertura do congresso acontecerá na Câmara dos Deputados, em uma sessão solene às 10h do dia 15 de julho.
No dia 16, ocorrerá o primeiro Encontro Nacional dos Estudantes do Prouni com a presença do presidente Lula, às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. À tarde, haverá uma manifestação na Esplanada dos Ministérios com outros movimentos sociais em defesa do petróleo e Petrobrás.
A partir de quinta-feira, 16 de julho, os estudantes poderão participar dos shows marcados para as 22h.
16 de julho - Teatro de Arena - Móveis Coloniais /Leci Brandão
17 de julho - Camping Show - Edson Gomes /Banda Fora de Si
18 de julho - Prainha da Asbac - Chimaruts /Pé de Cerrado.
UnB Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário