16 de jul de 2009

GDF instaura comissão executiva para o aniversário de 50 anos de Brasília


O Governo do Distrito Federal instaurou nesta quinta-feira (16) a comissão executiva que coordenará os trabalhos para a festa dos 50 anos de Brasília. A partir de agora, toda ação relacionada ao cinquentenário passará pelo crivo do grupo, composto por sete integrantes e presidido pelo vice-governador Paulo Octávio.No primeiro encontro, Paulo Octávio pediu empenho de todos para que a festa do próximo ano seja a maior que o Brasil já viu. Segundo ele, nove meses é tempo suficiente para se fazer um belo evento na Esplanada dos Ministérios. "O calendário prévio será apresentado nos próximos 20 dias. A partir daí é arregaçar as mangas e trabalhar para que a capital tenha sua maior festa desde a inauguração, em 1960”, disse.Algumas ideias para o cinquentenário foram discutidas de imediato. A expectativa é que o lançamento oficial das comemorações da data histórica seja feito em 12 de setembro, data alusiva ao nascimento do presidente Juscelino Kubitschek. O governo prepara, para isso, uma série de inaugurações de obras e eventos culturais em todas as cidades do DF.
O ex-deputado federal Roberto Brant, membro da comissão, sugeriu para 2010, a realização do Fórum Social Mundial em Brasília. Seriam discutidas formas de desenvolvimento sustentável, além de novas ideias que levem à igualdade social. “Temos tudo para sediar esse evento. Brasília é a cidade ideal para se discutir novas possibilidades”, defendeu Brant. Outra proposta trata de exposições sobre Brasília nas embaixadas brasileiras no exterior. Isso seria feito meses antes da festa com o objetivo de atrair turistas para a capital.
Outra comissão, de caráter consultivo, está sendo formada e será presidida pelo governador José Roberto Arruda. Ela contará com 50 nomes de pessoas representantes de classes e entidades e servirá de apoio ao trabalho da comissão executiva. A ideia é realizar um primeiro encontro desses notáveis já na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário