16 de mar. de 2011

Regata São Bartolomeu Vivo 2011

A competição acontece dias 19 e 20 de março e além de comemorar o dia mundial da água, quer sensibilizar sobre a importância da preservação da Bacia do Rio São Bartolomeu, uma das principais do Centro Oeste.

Serão dois dias de evento: um no sábado (19), com uma regata de abertura, na qual crianças que integram o Programa AABB Comunidade farão um percurso, de aproximadamente uma hora, acompanhados por profissionais. No sábado, ainda, a partir das 14:30, serão realizadas duas regatas oficiais. No domingo (20), pela manhã, será realizada a última com a regata oficial, que terá a participação de cerca de 40 velejadores. O percurso começa no píer da AABB em Brasília/ DF, no Lago Paranoá. O velejador Lars Grael é um dos convidados do evento, além de representantes de clubes e funcionários do Banco do Brasil; da Fundação Banco do Brasil; da Funatura, da Fenabb; do Governo do Distrito Federal; e atletas.

As ações para a preservação da Bacia tiveram início em março de 2010, quando foi inaugurado o Projeto de Recuperação da Bacia do Rio São Bartolomeu, uma iniciativa da Fundação BB e Funatura. Estudo sobre impacto ambiental e situacional; plantação de mudas nativas do Cerrado; momentos de sensibilização com agricultores e moradores das margens do rio; palestras em escolas públicas; oficinas de plantio com crianças; e lançamento de livro histórico-fotográfico; são alguns exemplos do que já foi realizado pelo Projeto.

Bacia do Rio São Bartolomeu - Com uma área de 4,5 mil quilômetros quadrados, a Bacia do Rio São Bartolomeu abrange as regiões administrativas de Planaltina, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião, no Distrito Federal, além dos municípios de Cristalina, Cidade Ocidental e Luziânia, em Goiás. Devido ao volume e à proximidade com os aglomerados urbanos, o Rio São Bartolomeu – principal curso d’água da bacia – é considerado, no Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu, estudo realizado pela FBB e Funatura, o manancial mais importante para o futuro abastecimento de água do Distrito Federal.

AABB Comunidade - Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente, o AABB Comunidade atende estudantes da rede pública de ensino. As ações são conduzidas, em horário extra-classe, por educadores das próprias comunidades, capacitados pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Os jovens participantes do Programa realizam atividades educativas, esportivas e lúdicas, além de receber reforço alimentar e acompanhamento médico-odontológico. O projeto tem abrangência nacional e atende a aproximadamente 400 municípios e 52.000 crianças e adolescentes.


Projeto Marinheiro Cidadão - O projeto Marinheiro Cidadão terá como compromissos mapear áreas afetadas pelo lixo, nas margens do Lago Paranoá e realizar um trabalho de conscientização com os educandos do Programa AABB Comunidade, seus familiares e frequentadores do lago. A ideia é utilizar o esporte como ferramenta de transformação social. As ações terão inicio em abril e cerca de 100 crianças participarão de escolinhas de esportes aquáticos, palestras, exposições e visitações.

Lars Grael - Consagrado velejador brasileiro, Lars Grael, tem uma história de vinte anos de competições, medalhas e superações. Foi pentacampeão sul-americano e 10 vezes campeão brasileiro de Iatismo. Grael é titular de duas medalhas de bronze, uma nos Jogos Olímpicos de Seul e outro em Atlanta. Foi ainda campeão mundial da classe snipe em 1983 na Cidade do Porto. Sem dúvida, uma das suas principais vitórias foi, após sofrer um acidente em que perdeu uma perna, ainda ter garra para seguir competindo e engrenar projetos sociais: um dos principais é o Navegar, que tem como objetivo ensinar crianças a velejar.

Informações da Fundação Banco do Brasil - Gerência de Comunicação e Mobilização Social.

Serviço
Regata São Bartolomeu Vivo 2011
Dias: 19 e 20 de março
Horário: a partir das 10h
Local: pier AABB Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário