17 de dez. de 2009

Organização e Gestão de Eventos


Os organizadores de eventos, para exercerem sua profissão ou terem uma empresa de eventos, são obrigados a se cadastrarem no Ministério do Turismo o que é exigência legal. Mas será que essas empresas possuem pessoal habilitado com experiência reconhecida para organizarem eventos de grande complexidade? O Brasil ocupa o honroso posto de sétimo destino do mundo para eventos internacionais e vem se destacando no cenário mundial como importante promotor de grandes eventos esportivos, a exemplo do Pan-americano, em 2007, no Rio de Janeiro, e sediará em 2014 e 2016, respectivamente, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. No entanto, a qualidade dos serviços está bem aquém das exigências atuais.

Para obter excelência em eventos é importante que os organizadores ou promotores queiram efetivamente buscar a qualidade de que tanto necessitam. Devem promover a atualização de seus quadros de funcionários, conhecerem a qualidade de seus fornecedores e debater temas importantes. É nesse contexto que a gestão poderá contribuir para o alcance da melhoria da organização no setor.

Para atrair novos clientes e fidelizar participantes de eventos na quantidade desejada serão necessárias parcerias bem consolidadas, trabalhos de preparação de médio e longo prazo e investimentos em marketing/publicidade, propagação e preparação do destino bem aplicado. Conhecer os pilares dessas ações será preponderante a qualquer profissional que queira estar bem qualificado no mercado. Cursar uma Pós em Organização e Gestão de Eventos tem sido exigência de algumas empresas e instituições que fazem grandes contratações no segmento. Sabemos que muito precisa ser feito, em especial a composição de um pacto pela qualidade, e que dependerá de uma boa articulação, incentivos fiscais e qualificação da massa empregada. Passará pela formação de cooperativas de serviços, por normatizações de posturas, guias de orientação e leis aplicáveis.

É importante o fortalecimento das entidades especificas do setor de eventos como ABEOC, ABRACCEF, UBRAFE, ARPROM, CONVENTIONS, Sindeventos e outras.

No intento de manter o padrão de excelência e qualidade na prestação de serviços, a UPIS apresenta o tradicional curso de Especialização em Organização e Gestão de Eventos. Estudar a é base para qualquer profissional competente e significa sair à frente, buscar novas ferramentas para atuar com competência no mercado. O curso tem por objetivo trabalhar a consciência critica dos planejadores, consultores e especialistas e ampliar o cabedal de conhecimento dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário