
Para o consultor de marketing político César Larry Monteiro, as cifras de um investimento em campanhas profissionais – aquelas dos candidatos que terão mais chances de vencer – não são menores do que cerca de R$ 1 milhão. "Isso em média, para trabalhos voltados ao dia a dia de uma campanha. Para alguns, esse valor praticamente triplica, seja por motivo de experiência em usar meios impróprios ou por falta de experiência e contratações erradas", destaca Monteiro. Pelos valores aplicados nas campanhas dá para se ter uma idéia de quem serão os ganhadores da disputa, segundo Bandeira. "Aqueles que serão eleitos estão mais próximos de R$ 1 milhão". O famoso corpo a corpo, aposta de muitos postulantes a distrital, também sai caro, de acordo com o consultor. "Aí, você investe em pessoal (equipe para panfletar), gasolina, aluguel de carro, motorista, material de distribuição. Não é nada barato", diz. Bandeira e Larry detalham ainda onde os valores são aplicados: equipe, programas de rádio e televisão, impressão de panfletos, aluguel de comitê, jingles, comícios e reuniões, carros de som e corpo a corpo.
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